Ligações simples nas residencias, comércios e industrias.
Ligação de uma lâmpada comandada por interruptor simples.
A instalação de um interruptor se faz ligando um fio Neutro (negativo) diretamente ao bocal que receberá a lâmpada. E ligando o fio fase (positivo) no parafuso de um dos lados do interruptor.Em seguida liga-se uma ponta de um novo fio, no parafuso que estiver vazio no interruptor e a outra ponta deste fio irá até o bocal da lâmpada. Esquema de ligação :
Ligação de mais de uma lâmpada com
interruptores simples.
Ligação de lampada em série.
Ligação de lampadas comandada de dois pontos
(interruptores paralelos)
Conhecido como three-way, tem como função ligar ou desligar uma lâmpada a partir de dois pontos distintos (dois interruptores). O fio "fase" deve ser ligado ao borne central de um dos interruptores. De cada um dos bornes laterais deste interruptor deve sair um fio que irá até cada um dos bornes laterais do segundo interruptor. Do borne central deste segundo interruptor deve sair um fio, o qual deverá ser conectado diretamente à lâmpada.
Ligação de lampadas comandada de TRÊS ou mais pontos (paralelos + INTERMEDIÁRIOS)
Tal instalação destina-se a controlar uma lâmpada a partir de três ou mais pontos diferentes. Vamos imaginar a necessidade de uma lâmpada no meio de um corredor, de forma que o usuário possa controlá-la no início, no meio e no final desse corredor. Para isso será necessário utilizar dois interruptores paralelos e um intermediário.
O interruptor intermediário também é conhecido como 4-way (four way), e sua ligação é baseada apenas em pares de retorno.
Em nosso exemplo, serão usados dois pares de retorno para ligar o interruptor intermediário, ou seja, quatro fios de retorno.
Dois retornos virão de um interruptor paralelo e outros dois retornos virão do outro interruptor paralelo.
É possível que, de acordo com a necessidade, o eletricista coloque não apenas três, mas quatro, cinco ou mais pontos de controle (interruptores) da lâmpada. A lógica de ligação será sempre a mesma, desde que sejam acrescentados outros interruptores do tipo INTERMEDIÁRIO.
Ligação de tomadas de uso geral
Fase + neutro + terra
Temos dois tipos:
TUG: Tomadas de Uso Geral. São pontos de tomadas destinados à ligação de equipamentos gerais, não específicos, móveis ou fixos.
TUE: Tomadas de Uso Específico. São chamadas de específicos os pontos de tomada que alimentam uma corrente nominal superior a 10A. A carga desse pondo de tomada deve ser a carga do equipamento que será utilizado no local. São destinadas a ligação de equipamentos fixos e estacionários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário