terça-feira, 18 de março de 2014

Programadores de horário - Timer's


Estes dispositivos tem por finalidade a programação de eventos, que incluem acionamentos de equipamentos, iluminação, sistemas de aquecimento, alarmes, etc, em horários determinados. Podem ser eletromecânicos ou digitais, sendo que os digitais permitem diversas interfaces com outros dispositivos de controle.
É extremamente importante a especificação da tensão para a alimentação do dispositivo, principalmente se for eletromecânico (os digitais são normalmente bivolt), mas também com a capacidade de interrupção de corrente de seus contatos auxiliares, que efetivamente irão comandar a carga elétrica final.
Com 4 teclas, uma grande tela e uma programação intuitiva orientada por texto, são de fácil programação e utilização, podendo ser programaveis :  24 horas e/ou 7 dias  e com ou sem tecla de memória ;

Benefícios
Eficiência no momento desejado!
Redução do consumo de energia elétrica (a instalação apenas funciona se necessário)
Aumento do conforto do usuário (personalização dos períodos de funcionamento, ativação da precisão)
Aumento da segurança do usuário através do modo de funcionamento aleatório proposto pelas versões '+' para simular a presença

ESQUEMA DE LIGAÇÃO

segunda-feira, 17 de março de 2014

Variadores de luminosidade - Dimer's

VARIADORES DE LUMINOSIDADE - DIMER

São dispositivos destinados ao fluxo luminoso de lâmpadas,  para o conforto visual, econômica energética e para criar um determinado ambiente. Tais elementos de controle compõe-se de circuitos eletrônicos que permitem um controle da corrente elétrica de alimentação para lampadas ou dispositivos de iluminação. Contudo apenas lampadas incandescentes, dicróicas e algumas lampadas fluorescentes podem ser dimerizadas, pois dependem de aspectos construtivos específicos, inclusive seus elementos de partidas (reatores).

Minuteria Eletrônica - Saiba como instalar


Minuteria Eletrônica

Características funcionais 
- Ideal para controle de iluminação em hall, corredores,  demais áreas comuns de condomínios ; 
- Comanda vários pontos de luz e qualquer tipo de lampada;
- Iluminação pelo tempo que você determinar, podendo ser de 30 segundos até 20 minutos;


Instalação


O esquema acima é de uma minuteria eletrônica (110v/220v - bivolt), sendo acionada por dois pulsadores, e quando acionado estes botões, os mesmos acendem duas lampadas em paralelo. O Tempo da luminária ligada é feito pela minuteria, por meio de um potenciômetro.


Vantagens:
Economia de energia através do desligamento de equipamentos e circuitos em períodos determinados.
Adequado para economia de energia de lâmpadas.
Ideal para áreas residenciais – dispositivo silencioso.
Modelos com pré-aviso para alerta dos usuários .


Obs: as sugestões dadas aqui podem não estar de acordo com o modelo que voce escolheu. Por isso respeite sempre as instruções do fabricante.

quinta-feira, 6 de março de 2014

Ligações de lampadas, interruptores, tomadas nas residencias, comércios e industrias.

Ligações simples nas residencias, comércios e industrias.


Ligação de uma lâmpada comandada por interruptor simples.
A instalação de um interruptor se faz ligando um fio Neutro (negativo) diretamente ao bocal que receberá a lâmpada. E ligando o fio fase (positivo) no parafuso de um dos lados do interruptor.Em seguida liga-se uma ponta de um novo fio, no parafuso que estiver vazio no interruptor e a outra ponta deste fio irá até o bocal da lâmpada. Esquema de ligação :



Ligação de mais de uma lâmpada com
interruptores simples.

Ligação de lampada em série.



Ligação de lampadas comandada de dois pontos
 (interruptores paralelos)

Conhecido como three-way, tem como função ligar ou desligar uma lâmpada a partir de dois pontos distintos (dois interruptores). O fio "fase" deve ser ligado ao borne central de um dos interruptores. De cada um dos bornes laterais deste interruptor deve sair um fio que irá até cada um dos bornes laterais do segundo interruptor. Do borne central deste segundo interruptor deve sair um fio, o qual deverá ser conectado diretamente à lâmpada.




Ligação de lampadas comandada de TRÊS ou mais pontos (paralelos + INTERMEDIÁRIOS)
Tal instalação destina-se a controlar uma lâmpada a partir de três ou mais pontos diferentes. Vamos imaginar a necessidade de uma lâmpada no meio de um corredor, de forma que o usuário possa controlá-la no início, no meio e no final desse corredor. Para isso será necessário utilizar dois interruptores paralelos e um intermediário.
O interruptor intermediário também é conhecido como 4-way (four way), e sua ligação é baseada apenas em pares de retorno.
Em nosso exemplo, serão usados dois pares de retorno para ligar o interruptor intermediário, ou seja, quatro fios de retorno.
Dois retornos virão de um interruptor paralelo e outros dois retornos virão do outro interruptor paralelo.
É possível que, de acordo com a necessidade, o eletricista coloque não apenas três, mas quatro, cinco ou mais pontos de controle (interruptores) da lâmpada. A lógica de ligação será sempre a mesma, desde que sejam acrescentados outros interruptores do tipo INTERMEDIÁRIO.




Ligação de tomadas de uso geral
Fase + neutro + terra
Temos dois tipos: 
TUG: Tomadas de Uso Geral. São pontos de tomadas destinados à ligação de equipamentos gerais, não específicos, móveis ou fixos.
TUE: Tomadas de Uso Específico. São chamadas de específicos os pontos de tomada que alimentam uma corrente nominal superior a 10A. A carga desse pondo de tomada deve ser a carga do equipamento que será utilizado no local. São destinadas a ligação de equipamentos fixos e estacionários.











Corrente, tensão e resistência e seus princípios


Corrente Elétrica
É o movimento de elétrons de um átomo para outro, resultante do excesso ou falta de elétrons de um determinado átomo.A unidade da intensidade da corrente elétrica é o Amper (A) 

Tensão 
Para que os elétrons tenham movimentação, é necessário que haja uma força que os impulsione (como se fosse um empurrão), através do condutor. Esta força é chamada Tensão. A unidade da intensidade de tensão é  Volts (V).

Resistência Elétrica
A dificuldade que os elétrons encontram para passar por um condutor é chamado de Resistência Elétrica. A unidade da intensidade de resistência elétrica é o OHM (omega);

Potência Elétrica
Potência elétrica depende da tensão e da intensidade de corrente. Sua intensidade é medida em Watts, cujo símbolo é a letra W. 

Assim, constatamos que: 
Watt = Volt x Ampére 
O instrumento que mede diretamente a potência elétrica é o Wattímetro. 
Sempre que temos dois valores conhecidos, podemos calcular um terceiro valor, utilizando a fórmula: P=VxI



Afim de facilitar  a memorização da mesma, utiliza-se o triangulo da lei de OHM.